fd

ÁLBUM

GRAVAÇÃO

Todas as faixas foram gravadas ao vivo, como se fazia antigamente e em poucos "takes". Foram usados poucos microfones posicionados estrategicamente. Todos instrumentos captados na mesma sala, os músicos tocando de perto e se ouvindo naturalmente sem o uso de fones de ouvido. O técnico de som Hugo Silva, que já trabalhou com Chico Pinheiro, Anthony Wilson, Zimbo Trio, Cesar Camargo Mariano, etc, realizou a gravação e mixagem do disco. A masterização foi feita pelo renomado André Kbelo.

Esse conceito "old‐school" foi uma escolha inspirada nos álbuns da Blue Note e Verve Records. O método de gravação tem a intenção de transmitir o clima inesperado que acontece nos shows ao vivo do Hammond Grooves, além da sonoridade "vintage" que também é referência do trio.

As gravações aconteceram no Family Mob Studios que é um espaço incrível! Transmite uma atmosfera natural e aconchegante como se você estivesse em sua própria casa. Especialmente pela amizade, profissionalismo e respeito de todos que compõe esta família. Idealizado por Jean Dolabella e Estevam Romera, que produzem e lançam este álbum pelo selo Family Mob Records, conseguiram realizar um sonho que também se tornou do Hammond Grooves e de muitos que frequentam o estúdio. Mais que isso, o FMS é um centro de arte, música, criatividade e boas energias.

MÚSICAS

fd

Orange Bird | Nas árvores de quase todo o Brasil se pode ouvir o pássaro com repertório mais variado e inventivo, o Sabiá Laranjeira. Esse blues é em sua homenagem. A melodia foi baseada em seu canto para lembrar que eles são os primeiros músicos compositores de nosso planeta.

Funktastic | Unindo o funk norte‐americano, música erudita e o ritmo do maracatú, a ideia foi adaptar as principais claves rítmicas tocadas pela "nação" que formam os grupos de maracatu. O ritmo do gonguê é feito pela guitarra. As caixas, tambores de guerra e ganzás são feitos pela bateria. O tema iniciado pelo órgão logo passa para a guitarra trocando os papéis entre ritmo e melodia. Esta experiência envolvente e dançante tem seu auge em um tema inspirado na "Assim Falou Zarathustra", trilha do filme "2001 Uma Odisseia no Espaço" de Stanley Kubrick.

Água de Coco | É uma balada usando o ritmo "coco" tocado de forma lenta. A repetição deste ritmo tem efeito de mantra. A introdução foi inspirada na música "Web Tide" do organista de soul jazz Earl Grant. O chocalho simboliza a areia. O Hammond faz o som de água, ondas e pássaros. A guitarra e a bateria representam os sons do vento, gaivotas e golfinhos. Um passeio na praia ao por do sol. A melodia conta uma história romântica enquanto a maré sobe invadindo a orla e deixando apenas a água brilhando ao luar.

Toque Toque Island | Música inspirada na "Cantaloupe Island" de Herbie Hancock. De clima quente e funkeado esta groove "sui generis" homenageia a Ilha de Toque Toque no litoral de São Paulo. A tensão da harmonia se contrapõe com um tema sincopado do órgão, misturando as mais fronteiras sensações. Cada solista conta o que sente sobre esta ilha deliciosa.

Pé Direito | Um tema "standard" que remete aos "organ trios" brasileiros da década de 60 de mestres como Walter Wanderley, Milton Banana e Ed Lincoln. A melodia foi inspirada em um solo do trompetista e cantor de jazz, Chet Baker, adicionando um toque "noir" na alegria que tem o samba.

Pereira's Walk | Um funk‐groove dançante com influências de Miles Davis, Bernard Purdie e Jimmy Smith. O tema é bem no onda dos organistas da década de 60 e 70 com uma pegada moderna da guitarra e ritmo vibrante da bateria.

FICHA TÉCNICA

Daniel Latorre: Hammond B-3 | Wagner Vasconcelos: bateria | Filipe Galadri: guitarra.

Gravado no Family Mob Studios em 05 de agosto de 2015, 24 e 25 de Janeiro de 2016, São Paulo, SP, Brasil.

Gravado e Mixado por Hugo "Huguera" Silva

"Orange Bird" gravado por David Menezes | Assistente: Bruno "Skero" Lafaza

Masterizado por André "Kbelo" Sangiacomo

Produzido por Family Mob Records - Jean Dolabella e Estevam Romera.

fotos acima: Aaron Freier

Copyright © 2017 HAMMOND GROOVES. All Rights Reserved